Início » Anúncio do CBBD 2024

Anúncio do CBBD 2024

por FEBAB
958 visualizações

Em 2024, o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) completa 70 anos de existência, chegando a sua 30a edição. Isso efetiva o evento como o mais longevo da Biblioteconomia brasileira, reunindo tanto a classe profissional como a acadêmica.

Para esta data festiva e histórica, escolhemos como sede a cidade de Recife, que recebeu a primeira edição do CBBD. Em julho de 1954, o Congresso que durou somente um dia, não trouxe um tema específico, mas discutiu assuntos como leitura, processos técnicos, bibliotecas públicas, bibliotecas especializadas, bibliografias, legislação e associações de bibliotecários. Foi um momento político muito importante para a área e que trouxe os primeiros passos para a criação da FEBAB, que veio a nascer cinco anos depois, na segunda edição do CBBD, realizada em Salvador.

Desde 2016, a FEBAB trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2017, com a 27a edição do CBBD, o assunto entrou na pauta profissional e de pesquisa da Biblioteconomia brasileira. Três edições do Congresso depois e significativamente após o período pandêmico, a FEBAB tem percebido que um dos maiores esforços, no entanto, é evidenciar que as bibliotecas sejam garantidas como um direito humano. Em 2023, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 75 anos, marco importante para o nosso evento.

As bibliotecas podem desempenhar um papel significativo na promoção dos direitos humanos em diferentes maneiras, como fornecer acesso gratuito e igualitário à informação; promover a alfabetização e a educação para o pleno desenvolvimento humano; servir como espaços seguros e inclusivos; manter coleções e recursos que representam diversas culturas, perspectivas e grupos sociais, contribuindo para a promoção da diversidade e da igualdade, valores basilares dos direitos humanos e em tempos de censura, é primordial a defesa da liberdade de expressão e do direito à informação. 

Considerando tudo isso, anunciamos também que o tema do CBBD 2024 é “Bibliotecas Fortes: Sociedade Democrática“, alinhado ao lema de gestão da Diretoria Executiva atual. Buscaremos tecer uma discussão com especialistas de diferentes áreas, ampliando o olhar e a atuação das pessoas bibliotecárias. Contaremos também com os eventos complementares que serão organizados pelos nossos Grupos de Trabalho e Comissões Brasileiras.

Todas as edições do CBBD sempre foram preparadas com vistas à qualidade e à vanguarda da área. Neste ano, seguiremos por esse caminho para essa edição especial. Deixamos o convite a toda comunidade para estarem conosco no XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, em Recife, de 25 a 29 de novembro de 2024.

3 comentários

Thatiane Maciel Silveira 17 de abril, 2024 - 20:55

Muito prazer em participar deste evento!!

Resposta
Rosilene de Melo Oliveira 18 de março, 2024 - 16:24

Quando vai abrir as inscrições? Já tô pronta 📚💜

Resposta
Kátia Costa 13 de março, 2024 - 22:40

Já estou de malas prontas ❤️❤️

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.