Comissões e Grupos de Trabalho

Início » Sobre a FEBAB » Comissões e Grupos de Trabalho
por FEBAB

Advocacy nas Bibliotecas

Em 2012 a FEBAB começou a difundir os conceitos relativos ao “advocacy” para a comunidade bibliotecária alinhada aos movimentos internacionais, sobretudo o trabalho realizado pela American Library Association (ALA). Assim em 2012, em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SISEB), realizou o primeiro curso sobre a temática dirigido aos profissionais das bibliotecas. Depois dessa ação, a FEBAB desenvolveu campanhas e trabalhou junto a outros projetos nacionais e internacionais para promover e defender as bibliotecas. Realizou a tradução do “Manual para as pessoas que advogam pelas bibliotecas” originalmente produzido em inglês pela ALA.

Advocacy é o termo em inglês, não tem uma tradução literal para o português, em linhas gerais significa defender, promover e trabalhar por uma causa. O termo “advocacy” também pode ser entendido como ativismo e, neste sentido, todo o bibliotecário dever ser um ativista da causa ou no termo em inglês um advocate. O advocacy pressupõe um trabalho sistemático em prol de uma causa. O advocacy pelas bibliotecas brasileiras têm sido uma das vertentes principais de atuação da FEBAB, aliada ao compromisso de apoiar o desenvolvimento continuado dos profissionais que atuam em bibliotecas, centros de documentação e memória e espaços que promovam a leitura, à informação e à cultura.

Dentre desse rol de ações existem os Grupos de Trabalho e Comissões Brasileiras, que foram constituídos a partir das indicações das Associações filiadas e convidados associados dispostos a trabalhar para o fortalecimento do movimento associativo. Saiba mais sobre o advocacy e nossas Comissões e GTs acessando o hotsite Ações FEBAB.

Comissões

Grupos de Trabalho