Início » Escola FEBAB abre inscrições para curso de gestão de dados de pesquisa

Escola FEBAB abre inscrições para curso de gestão de dados de pesquisa

por FEBAB
Publicado: Última atualização 235 visualizações

Cada vez mais profissionais e pesquisadores tem sido demandados a trabalhar com o gerenciamento de seus dados de pesquisa. Para profissionais, essa demanda tem se materializado na oferta de serviços que orientem essa gestão (seja em bibliotecas, centros de pesquisa ou até mesmo empreendendo) e para os pesquisadores pela necessidade em atender os propósito das ciência aberta, das universidades e agências de fomento.

Desta forma, a Escola FEBAB abre inscrições para o seu novo curso “Gestão de dados de pesquisa: um curso prático para profissionais e pesquisadores”, com a docente Dra. Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro (Doutora e Mestra em Ciência da Informação e bibliotecária da Unesp Marília). O curso tem 40h, com aulas ao vivo (sem gravação), às terças-feiras das 19h30 às 21h, com início em 04 de junho.

Ementa: A gestão de dados desempenha um papel crucial na pesquisa científica e na atuação da pessoa bibliotecária. Dados bem gerenciados permitem que pesquisadores reproduzam os resultados, fortalecendo a confiabilidade da ciência e a transparência da pesquisa. Os dados são ativos valiosos nos diferentes contextos, e os procedimentos e a infraestrutura constituem os pontos relevantes da gestão dos dados. Na academia, pesquisadores precisam gerenciar dados e prepará-los para o compartilhamento, principalmente para a publicação em periódicos de grande impacto. A publicação de dados e a disponibilização em Repositórios são demandados por vários stakeholders e, para isso, os dados devem ser preparados para atender suas políticas. Ademais, atendem às exigências das agências de fomento, orientando sobre como gerenciar dados e criar Planos de Gestão de Dados (PGD) para tornar mais eficaz o uso de seus investimentos. Esse cenário requer profissionais capacitados para integrarem serviços e produtos de dados em suas rotinas diárias.

Objetivo geral: capacitar profissionais e pesquisadores para compreender e aplicar práticas eficientes de gestão de dados. Os participantes aprenderão diferentes procedimentos para a gestão de dados e para desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessários para colaborar com pesquisadores e outras partes interessadas na gestão de dados e na reprodutibilidade das pesquisas.

Objetivos específicos:

  • Apresentar o ciclo de vida dos dados;
  • Promover o entendimento sobre a gestão de dados;
  • Fornecer estratégias para a gestão de dados em seu ciclo de vida;
  • Capacitar os participantes para a gestão de dados;
  • Aprender a aplicar as melhores práticas para organizar, armazenar e verificar a qualidade dos dados;
  • Avaliar as diferentes opções para a publicação de dados.

Conteúdo programático:

Tópico 1 – Princípios da gestão de dados de pesquisa. Definição e importância da gestão de dados para a pesquisa. Ciclo de vida dos dados.
Tópico 2 – Organização dos dados. Documentação de dados. Diretrizes para a criação de planos de gestão de dados. Metadados. Formatos abertos e proprietários. Armazenamento. Backup
Tópico 3 – Propriedade e proteção dos dados. Princípios éticos e legais relacionados à gestão de dados. Citação de dados. Licenças aplicadas aos dados. Privacidade
Tópico 4 – Publicação de dados. Compartilhamento e reuso. Data journals. Publicações ampliadas.
Tópico 5 – Repositório de dados. Infraestrutura. Organização dos dados. Políticas
Tópico 6 – Serviços de dados. O papel da pessoa bibliotecária como facilitadora na gestão de dados. Orientação aos pesquisadores sobre boas práticas de gestão. Colaboração interdisciplinar com outros departamentos e serviços de tecnologia da informação.

Metodologia: O curso será ministrado de forma interativa e prática, combinando teoria com exemplos reais e exercícios práticos. As aulas serão divididas em módulos com aulas síncronas. Os materiais complementares serão incluídos na plataforma Google Classroom do curso, incluindo exercícios que serão corrigidos e comentados durante as aulas.

Material didático: textos, slides e vídeos.

Investimento:
Pessoas Associadas: R$200,00 (clique aqui para se filiar à FEBAB ou à Associação de seu estado)
Pessoas não-associadas: R$330,00

Formas de pagamento: PIX, transferência bancária e parcelado.
Chave PIX: CNPJ 44.075.687/0001-08
Banco: 341-Itaú
Agência: 0660
Conta Corrente: 44553-7

Opção parcelada para pessoas associadas: https://pag.ae/7-uQE-YX3
Opção parcelada para pessoas não-associadas: https://pag.ae/7-wFdwDG2

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.