Início » Plataforma das Bibliotecas Brasileiras

Plataforma das Bibliotecas Brasileiras

por FEBAB
2,2K visualizações
Plataforma das Bibliotecas Brasileiras

Políticas públicas e ações relevantes por parte da sociedade civil requerem dados e informações compilados e organizados de forma regular com a finalidade de gerar conhecimento e apoiar a tomada de decisão em instituições públicas e privadas, empresas do mercado da informação e das bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa e outros.

No Brasil, iniciativas de mapeamento das bibliotecas foram sendo descontinuadas ao longo do tempo e o país deixou de conhecer quem são, onde estão e como atuam as bibliotecas brasileiras junto aos diferentes segmentos sociais, educacionais, culturais e econômicos. A ausência de dados globais dificulta ações por parte dos governos e dos órgãos da sociedade civil, com missão de promover o desenvolvimento desses equipamentos culturais em benefício da sociedade.

A FEBAB, na qualidade de órgão de classe, assumiu para si a tarefa de preencher esta lacuna e empreendeu esforços para criar um serviço permanente de informação sobre os diferentes tipos de bibliotecas, que forneça informações qualificadas para a formulação de políticas públicas, ações programáticas, produção de estudos e diagnósticos, e geração de indicadores em âmbito nacional e que também contribua para a participação das bibliotecas brasileiras nas diferentes Seções e Grupos da IFLA e no IFLA Library Map of the World (LMW), cuja coordenação dos dados no Brasil está sob a responsabilidade da Federação.

Uma importante tarefa para a implantação do serviço foi a construção de uma plataforma web de coleta, organização e disseminação de dados e informações de forma regular.  Para isto foi estabelecida uma tipologia padrão que harmoniza o entendimento dos diferentes tipos de bibliotecas. Grande parte das definições adotadas foram extraídas do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia de Cunha e Cavalcanti (2008), do Glossário do LMW, dos Guias da IFLA para os diferentes tipos de bibliotecas, da legislação vigente e de  documentos governamentais e acadêmicos que tratam dos temas abordados.

Esperamos a colaboração de todas as instituições, empresas e em especial da classe bibliotecária na implantação e continuidade desta importante ferramenta de trabalho em prol das bibliotecas brasileiras.

Sobre a Plataforma

A plataforma Bibliotecas.Br foi concebida para mapear todas bibliotecas brasileiras, nos seus diferentes tipos: comunitárias, escolares, especiais, especializadas, governamentais , públicas e universitárias. Por meio desta plataforma será possível ter um panorama geral das bibliotecas brasileiras e conhecer onde estão situadas, como são seus espaços, quais são os recursos e serviços oferecidos por elas.

Inspirada no Mapa da IFLA, a plataforma Bibliotecas.Br disponibilizará dados que serão atualizados constantemente, permitindo análises e séries históricas que poderão estimular projetos, programas desenvolvidos pela FEBAB e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, governamentais e não governamentais. Também será um instrumento para subsidiar ações de advocacy desenvolvidas pela FEBAB e por suas Associações filiadas.

Anualmente os dados da plataforma Bibliotecas.BR servirão de base para alimentar o Mapa da IFLA.

A plataforma Bibliotecas.BR constitui-se em uma ferramenta valorosa com a qual todas as bibliotecas precisam se comprometer e colaborar, no sentido de manter sua atualização e integridade.

Endereço: https://www.bibliotecas.org.br/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.