Início » Chamada pública de novos membros para os Grupos de Trabalho e Comissões da FEBAB

Chamada pública de novos membros para os Grupos de Trabalho e Comissões da FEBAB

por FEBAB
334 visualizações

Os Grupos de Trabalho e Comissões Brasileiras da FEBAB são assessores da FEBAB, conforme previsto no Art. 3 de seu Estatuto. Tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações de advocacy das bibliotecas contemplando diferentes temáticas e tipologias de bibliotecas.

As Comissões e os GTs são formados por um conjunto de pessoas organizadas hierarquicamente em torno de uma coordenação, cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no campo específico de atuação da Comissão ou do GT em questão. Cada GT e Comissão possui um período de gestão de 3 anos e as pessoas que os compõem atuam voluntariamente a partir de um plano de trabalho trienal, com relatórios anuais de resultados entregues à Diretoria Executiva da FEBAB.

Para participar, as pessoas interessadas deverão ser filiadas à Associação de Bibliotecários de seu Estado ou diretamente à FEBAB (quando não houver Associação no estado) e atender aos seguintes compromissos:

  • Agirem como difusores das propostas e trabalhos, bem como participar das reuniões;
  • Assumirem e cumprirem as tarefas que lhes forem destinadas e implementá-las de forma adequada e no tempo estabelecido;
  • Compartilharem informações e ações relevantes ao tema com os demais membros;
  • Colaborarem na organização e produção de conteúdos e atividades realizadas; e
  • Manter sua filiação regular junto à Associação de seu estado ou FEBAB, de modo a garantir sua participação no GT/Comissão.

A composição dos GTs e Comissões deve respeitar o princípio federativo e de diversidade, agregando membros das diferentes regiões do país, que atuam no campo específico de que trata a Comissão ou o GT e que estejam dispostos e disponíveis a trabalharem na construção e no compartilhamento de informações, práticas e conhecimentos em suas respectivas áreas. A participação nos GTs e Comissões é uma atividade voluntária, sem vínculo empregatício ou quaisquer benefícios financeiros para as respectivas coordenações e membros.

Diante disso, a Diretoria Executiva publica essa chamada para candidatura de novos membros aos seus GTs e Comissões. A seleção se dará pela análise das experiências e a aprovação está condicionada ao número de vagas e alinhamento do perfil quanto ao propósito do trabalho de fortalecimento de advocacy e objetivos do GT/Comissão. A FEBAB se reserva ao direito de não preencher todas as vagas.

Os Grupos de Trabalho e Comissões aos quais há vagas disponíveis são:

  • GT Bibliotecas Públicas;
  • GT Acessibilidade em Bibliotecas;
  • GT Bibliotecas pela Diversidade e Enfoque de Gênero;
  • GT Bibliotecas Parlamentares;
  • GT Serviços de Bibliotecas para Pessoas em Vulnerabilidade;
  • Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais;
  • Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares;
  • Comissão Brasileira de Direitos de Autor e Acesso Aberto.

As inscrições deverão se realizadas até o dia 28 de abril. Os resultados serão divulgados por e-mail até 17 de maio.

Inscreva-se pelo formulário abaixo ou por este link.

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

1 comentário

Claudio Marcondes de Castro Filho 9 de abril, 2024 - 10:57

Inscrevo para participar na Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares, por ter sido pesquisador sobre o tema e também experiência na Comissão.

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.