A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) é constituída por pessoas engajadas na defesa do direito à leitura, no fortalecimento das bibliotecas e na promoção do acesso ao conhecimento, com o apoio do Sistema CFB/CRB, Abecin e Ancib, convidam todas as pessoas bibliotecárias e demais profissionais da área do livro, leitura e literatura a participarem da Consulta Pública do Plano Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas – 2025–2035 (PNLLB).
Este é um momento decisivo: precisamos garantir que as bibliotecas públicas, escolares e comunitárias estejam fortemente contempladas no PNLLB – instrumento fundamental para transformar o cenário da leitura no Brasil, valorizar espaços de cultura e ampliar políticas públicas que promovam o acesso democrático à informação. Para isso, é fundamental que a sociedade civil se manifeste de forma expressiva e articulada. Sua voz é essencial! Participe, opine, compartilhe!
Mobilizar, participar e convocar outras pessoas para a Consulta Pública do PNLLB é mais do que um gesto político; torna-se um ato de resistência, de cuidado com o futuro e de construção coletiva por um Brasil mais justo, inclusivo, democrático e igualitário.
Vamos juntas/es/os fortalecer políticas públicas que reconheçam a importância das bibliotecas como espaços de cultura, leitura, formação crítica, cidadania e transformação social. É hora de unir forças e fazer nossa voz ecoar! Para cooperar nesse processo, o GT de Bibliotecas Públicas da FEBAB elaborou um documento com orientações de como proceder com as contribuições ao texto do PNLLB, disponível no link abaixo.
Convide amigas/es/os, colegas, redes e coletivos para também se engajarem. contribuírem. Quanto mais gente envolvida, mais força teremos para garantir um plano inclusivo, plural e transformador.
Prazo para participação: até o dia 08/08/2025 no link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-ao-plano-nacional-de-livro-e-leitura-2025-2035
Vamos juntas/os/es por um Brasil mais leitor e mais igualitário! 🤝📖🌍