Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

CBDA³/FEBAB

26 de abril @ 19:16 -03

Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Acesso Aberto

A Comissão Brasileira de Direitos de Autor e Acesso Aberto da FEBAB (CBDA3), criada em 2013 com o nome de Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Internet – CBDAI,  atualmente tem por objetivos:

·       Subsidiar a construção de políticas públicas de acesso à informação, a partir de reflexões sobre as legislações nacionais e institucionais – tanto de direitos de autor, tratado de Marraqueche como de acesso aberto – pautadas nas principais discussões internacionais sobre o tema (como as que vem ocorrendo na OMPI, IFLA, EIFL, Comunidade Européia, AmelICA e outras entidades internacionais e latinoamericas.

·       Desenvolver conteúdos que favoreçam a divulgação no país do estado da arte dos temas em foco, bem como disseminar no exterior o que está ocorrendo no Brasil e como nossas bibliotecas estão se posicionando.

·       Estabelecer parcerias com instituições nacionais e internacionais (especialmente na América Latina) visando a cooperação mútua de ações políticas e gerenciais para o fortalecimento da discussão sobre os temas de direitos de autor e acesso/ciência aberta.

·       Representar a comunidade de bibliotecários brasileiros junto aos órgãos governamentais e instituições diversas no que se refere aos temas de direitos de autor, tratado de Marraqueche e acesso/ciência aberta.

·       Oferecer um local de referência e consultoria aos profissionais e estudantes de biblioteconomia brasileiros no que se refere ao tema dos direitos de autor, tratado de Marraqueche e acesso aberto.

·       Propiciar meios e espaço para difusão e compartilhamento de práticas e conhecimentos para a melhoria e valorização das bibliotecas públicas no país;

·        Colaborar na formação e atualização de equipes para atuar com competência e assertividade em ações enfocando os direitos de autor, tratado de Marraqueche e acesso aberto, nas distintas tipologias de bibliotecas do país.

A CBDA3 atua em três eixos de trabalho:

1.    direitos de autor,

2.   Tratado de Marraqueche,

3.   acesso aberto  .

Detalhes

Data:
sexta-feira, 26 de abril de 2024
Hora:
19:16 -03