Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #13

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #13

por FEBAB
Publicado: Última atualização 371 visualizações
Explore as ferramentas digitais de gestão de trabalho

Explore as ferramentas digitais de gestão de trabalho

Os últimos informativos abordaram as ferramentas disponíveis para apoiar a produtividade e a eficácia, com a edição de hoje discorrendo sobre o gerenciamento do próprio trabalho, bem como de projetos colaborativos.

Isso pode ser particularmente importante quando se gerencia uma carga de trabalho complexa e variada. Em tais situações, pode ser muito fácil confiar em um mar de post-its, ou simplesmente lidar com as questões que pareçam mais urgentes, em vez de recuar e adotar uma perspectiva mais ampla. Não obstante, isso pode levar ao esquecimento de atividades, em particular daquelas mais estratégicas e de longo prazo.

Portanto, pode ser útil ter uma melhor visão geral das tarefas a serem realizadas para compreender se é necessário sequenciá-las ou priorizá-las.

Muitas ferramentas digitais são derivadas do mundo da gestão de projetos, onde há prazos a serem cumpridos e obrigações a serem entregues.

Um exemplo bem conhecido é o Trello, usado por uma ampla variedade de empresas e órgãos públicos para apoiar o trabalho em equipe. Ele pode servir como uma loja de conveniência para obtenção de diferentes informações necessárias para todos os envolvidos, ou para gerenciamento de tarefas. Pode-se, por exemplo, estabelecer tarefas a ser realizadas, em andamento e concluídas, além de atribuir responsabilidades, por meio de uma ferramenta conhecida como quadro Kanban.

Entre as opções gratuitas há o Notion, que oferece várias maneiras de organizar o trabalho, desde o acompanhamento de reuniões e pontos de ação, listas de contatos, entre outras. Ele tem sido usado de forma eficaz por equipes que realizam o advocacy, por exemplo.

As ferramentas Asana e Bitrix24 também possuem opções gratuitas e modelos similares existem aos montes, basta procurar e escolher.

Bom trabalho!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.