Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #12

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #12

por FEBAB
Publicado: Última atualização 461 visualizações
Explore as ferramentas digitais de brainstorming

Explore as ferramentas digitais de brainstorming

Conforme destacado na visão global da IFLA, uma das principais características da área bibliotecária é a colaboração. Bibliotecas e profissionais de bibliotecas e da área da informação estão, naturalmente, dispostos a trabalhar em equipe e compartilhar, a fim de melhor atender às necessidades de seus usuários e suas usuárias. Também é preciso ter bom engajamento com pessoas para projetar serviços voltados para elas. Precisamos ouvir suas opiniões e ideias para saber a melhor forma de ajudá-las.

É claro que coletar opiniões pode levar algum tempo, daí o interesse genuíno em encontrar maneiras divertidas, interativas e fáceis de realizá-lo. O resultado será a obtenção de estratégias, planos e produtos mais sólidos. As ferramentas de brainstorming digital podem ser realmente úteis para isso e, portanto, explorá-las será o foco deste exercício.

Uma opção desse tipo de serviço é o Jamboard, que é oferecido gratuitamente pelo Google para todos que tenham uma conta. Ele atua efetivamente como uma lousa digital, onde é possível adicionar imagens, linhas ou texto. Ele pode, por exemplo, funcionar de maneira semelhante a um quadro ao qual anexamos post-its com ideias. Outros serviços digitais gratuitos incluem ainda o Mural e o Miro.

Também existem ferramentas focadas em mapas mentais, que usam diagramas para anotar e organizar ideias com as quais se pode trabalhar, entre as opções, estão MindMeister e MindMup, que permitem a criação de um produto atraente que poderá ser utilizado posteriormente.

Essas ferramentas viabilizam a contribuição de várias pessoas ao mesmo tempo, abrindo possibilidades para trabalhos em grupo, ou simplesmente dando tempo para que as pessoas criem e contribuam com ideias que poderão ser facilmente lidas e acessadas por outras pessoas. Dessa forma, a busca e geração de ideias de colegas torna-se mais fácil e interessante.

Boa sorte!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.