Início » A FEBAB na 4ª. Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável

A FEBAB na 4ª. Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável

por Adriana Cybele Ferrari
1,6K visualizações
Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável 2021

Por que realizar um evento paralelo da FEBAB durante a 4ª. Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável da CEPAL?

Alinhados com a IFLA, vimos reafirmando o papel das bibliotecas como parceiras da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáves (ODS). Assim, a FEBAB vem acompanhando as reuniões promovidas pela CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), responsável pelo monitoramento da Agenda nos países da região da América Latina e Caribe, para identificar ações prioritárias para as quais as bibliotecas devem centrar seus esforços.

A COVID-19 escancarou a desigualdade na região e sentimos seus efeitos aqui no Brasil. A área cultural foi muito afetada pela pandemia e as bibliotecas, assim como outros equipamentos culturais fecharam suas portas para o público. Dessa forma, sentimos a necessidade de, novamente, poder reafirmar o compromisso das bibliotecas com a construção de um mundo melhor, mostrando por um lado o que bibliotecários(as) estão fazendo para atender suas comunidades e por outro intensificar nosso advocacy para que as bibliotecas recebam apoio necessário dos governos para continuarem atendendo suas comunidades.

O eventoSuperar a exclusão digital em tempos de pandemia: acesso aberto à informação confiável pelo desenvolvimento sustentávelpromovido pela FEBAB, CEPAL Brasil e Biblioteca Hernán Santa Cruz da CEPAL Chile aconteceu no dia 18 de março p.p. e teve a presença de Juan Miguel Diez que apresentou o projeto Verified (Verificado) das Nações Unidas, Javier Murillo Acuña Diretor da Metrics Digital, Wouter Schallier – Chefe da Biblioteca Hernán Santa Cruz e a FEBAB reafirmando a importância das bibliotecas como uma das grandes aliadas para superarmos a crise. Tivemos a oportunidade de apresentar duas ações o “Informação em Quarentena” e “Inteiras Verdades”. Além das falas foram exibidos vídeos de bibliotecas da região com experiências inspiradoras. A moderação esteve a cargo de Carlos Mussi, Diretor da CEPAL Brasil. Participaram aproxidamente 150 pessoas dos diferentes países da região.

Para ver o evento: https://www.youtube.com/watch?v=vHnyUo5ETtI&ab_channel=bibliotecacepal

Para ver as experiências das bibliotecas: https://www.youtube.com/playlist?list=PL_-kCva8clKqW55zhteTtnl7VOoob6Kpl

Todas as informações estão disponíveis em: https://www.cepal.org/es/notas/experiencias-bibliotecas-la-region-alc-la-reduccion-la-brecha-digital-brindando-acceso

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.