Início » Brasil promove ação especial no Dia Internacional do Livro Infantil

Brasil promove ação especial no Dia Internacional do Livro Infantil

por FEBAB
1,6K visualizações
Um vídeo celebra a data no país, com a participação da escritora Ana Maria Machado, da mediadora Kiara Terra e também de algumas crianças. Confira os motivos da comemoração!

Em 2 de abril o mundo celebra o Dia Internacional do Livro Infantil e, no Brasil, diversas instituições do mercado editorial desenvolveram uma ação especial para a data, uma vez que, em 2021, o país deve apresentar os resultados do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, iniciativa da ONU, da Agenda 2030,

Juntas, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), e a Biblioteca São Paulo desenvolveram um vídeo que ilustra a comemoração.

No material, a escritora Ana Maria Machado lê trechos de seu novo livro “Igualzinho a Mim”, da editora Moderna e com ilustrações de Maria José Arce, e a mediadora Kiara Terra, além de ler algumas páginas do livro, também participa de uma roda online de leitura e conversa sobre a história do livro com nove crianças. O conteúdo completo vai estar disponível nas redes sociais de todos os apoiadores da iniciativa.

“Neste ano, destacamos algumas ações e trabalhos de literatura infantil como complemento de um projeto que irá colocar o Brasil em destaque nesse segmento. E acreditamos que, como as crianças são o futuro do país e do planeta, é essencial incentivarmos a leitura desde essa fase da vida”, comenta Vitor Tavares, presidente da CBL.

“A pandemia da COVID 19 escancarou a desigualdade existente no Brasil. O Clube de Leitura é uma importante ação para divulgar a Agenda e chamar todos a contribuir com os 17 ODS. Criar essa atmosfera que propicie o cuidado com as pessoas e com o planeta é fundamental. A Agenda 2030 é de todos e todas e cada um de nós pode ter um papel na construção de uma sociedade mais justa, humana e sustentável, onde ninguém fique para trás”, complementa Adriana Ferrari, vice-presidente da FEBAB.

“O IBBY apoia o Clube do Livro, criado pela ONU, para divulgar e fortalecer as ações da Agenda 2030 e os seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do planeta. Como IBBY do Brasil, a FNLIJ e o grupo de 19 leitores-votantes do Prêmio FNLIJ têm a honra de participar do projeto selecionando, dentre os inscritos, livros de qualidade que contemplem os 17 ODS, destaca Elisabeth Serra, secretária geral da FNLIJ”.

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, no Brasil, nasceu de uma parceria entre a CBL, a FNLIJ e a FEBAB, com o apoio do Leiturinha. Desde novembro de 2020, as instituições estão trabalhando na seleção de obras literárias infantis brasileiras que abordam temáticas ligadas a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Conheça mais do projeto no site www.clubedeleituraods.com.br .

A relação de livros selecionados será divulgada no site da ONU como referências de leituras sobre os ODS. O lançamento do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa está previsto para acontecer na Feira do Livro de Bolonha, em junho deste ano.

Sobre o Clube de Leitura ODS
É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS), da Agenda 2030. Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.
https://www.un.org/sustainabledevelopment/sdgbookclub

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.