Início » Centenas de livros infantis brasileiros e portugueses dão destaque à sustentabilidade e à igualdade através do novo Clube de Leitura ODS

Centenas de livros infantis brasileiros e portugueses dão destaque à sustentabilidade e à igualdade através do novo Clube de Leitura ODS

por FEBAB
587 visualizações

Após a inscrição de mais de 1.100 títulos, as organizações do setor editorial do Brasil e de Portugal anunciam as listas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com uma coleção de livros em língua portuguesa, voltados para crianças, sobre os diferentes objetivos.

No total, 175 obras publicadas no Brasil foram selecionadas. A seleção foi feita por leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), para compor o Clube de Leitura, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030. Confira aqui a lista completa dos livros brasileiros. Ainda no mês de junho, as obras também serão publicadas no site da ONU.

O projeto começou em 2020, quando a Câmara Brasileira do Livro (CBL) se uniu à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – seção brasileira da International Board on Books for Young People (IBBY) – à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e à Leiturinha, para realizar o processo seletivo das obras lançadas no Brasil para integrar o clube de leitura.

Para conhecer a lista de livros de Portugal, acesse o site: https://bad.pt/agenda2030/clube-de-leitura-ods/ .

Vitor Tavares, Presidente da CBL, disse: “O livro é uma fonte essencial de ideias para o desenvolvimento humano e todos os aspectos que nos fazem viver em harmonia com o planeta. Estimular a leitura de livros que abordam questões, como igualdade e sustentabilidade, é como plantar uma semente de transformação no mundo. O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa é uma ótima iniciativa neste sentido. Quando crianças crescem em contato com estes aprendizados, elas certamente terão hábitos atuais e futuros que valorizam cada objetivo proposto pela ONU e que podem transformar o mundo em um lugar melhor.

Bruno Duarte Eiras, Diretor Adjunto, Direção-Geral de Livros, Arquivos e Bibliotecas – Portugal, disse: “O Clube de Leitura ODS das Nações Unidas é uma ótima oportunidade para ter o envolvimento de leitores sobre os princípios do ODS e da Agenda 2030. Com esta iniciativa, podemos contribuir para cumprir o lema da Agenda 2030 “Não deixar ninguém para trás” através da leitura e da literatura. Os livros têm o poder de nos auxiliar a compreender o mundo que nos rodeia. Estamos entusiasmados por poder contribuir para a construção do Clube de Leitura ODS das Nações Unidas original para transmitir os objetivos às crianças de expressão portuguesa e promover uma ação em bibliotecas públicas.

Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ (seção brasileira da iBBY): “Mais do que nunca, a Esperança e a Confiança que nos unem na Agenda 2030 são decisivas para que nós avencemos para uma consciência planetária sustentável. A ponte criada pelo Clube de Leitura ODS, através dos livros literários, expande exponencialmente as possibilidades de diálogo e conhecimento do outro como sementes para colher a paz no mundo. Como IBBY Brasil, lutamos pela presença da literatura, mais do que os livros didáticos, como diária e permanente nas vidas das novas gerações. Conhecer as histórias, antigas e novas, alimenta a imaginação que faz você sonhar, fantasiar, criar e agir e não deixar ninguém para trás.”

Jorge Moisés, Presidente da FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições): “Agora que temos uma rica seleção de títulos, nosso compromisso é construir a reflexão, a conscientização e a disseminação com bibliotecas a fim de contribuir para a formação de cidadãos capazes de viver em uma sociedade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mesmo depois de 2030. Há um engajamento de bibliotecas e bibliotecários pelo país, uma vez que temos certeza que os livros selecionados têm potencial de transformação e as bibliotecas têm a competência de oferecer o ambiente para que as leituras aconteçam.

Pedro Sobral, Gerente Geral da Editora Leya EG e Vice-Presidente da Apel: “Estamos muito felizes em mostrar todos os excelentes livros que as editoras portuguesas lançaram para ajudar as crianças a entender os desafios do futuro em sua própria língua. Temos um papel a cumprir para construir um futuro melhor.

Sherri Aldis, Responsável pelas publicações da ONU: “É emocionante ver uma seleção tão diversa e abrangente de livros para lançar a edição em Língua Portuguesa do Clube de Leitura ODS. Expandir o horizonte do Clube de Leitura ODS às crianças brasileiras e portuguesas ao redor do mundo certamente irá inspirá-las – e aos adultos em suas vidas – a agir em prol das pessoas e do planeta durante esta década de ação crucial. Boa Leitura!

Por meio desta iniciativa, em parceria com as instituições da sociedade civil, o mercado editorial brasileiro passa a colaborar em um movimento global que tem a missão de disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre crianças e jovens de todo o mundo por meio do acesso aos livros e à literatura. A ONU espera alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e transformar o mundo para melhor até 2030.

O clube da Língua Portuguesa segue a recente estratégia de lançamento de clubes na Noruega, Indonésia e África. A comunidade editorial mundial, através da IPA (International Publishers Association), apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como um investimento em futuras gerações de líderes, inovadores e agentes da mudança.

Os parceiros fundadores do Clube de Leitura em Língua Portuguesa são:

Organizações interessadas em fazer parte desta iniciativa podem entrar em contato com:

Sobre o Clube de Leitura ODS

O Clube de Leitura relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas foi lançado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2019. Seu objetivo é usar os livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma lista de livros de várias partes do mundo. Essas obras foram selecionadas de acordo com os 17 ODS, e estão disponíveis nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. 

https://www.un.org/sustainabledevelopment/sdgbookclub/

Sobre os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados por líderes mundiais na histórica Cúpula das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Englobando assuntos que vão de saúde a igualdade de gêneros e educação, os Objetivos mobilizam esforços ao redor do mundo para erradicar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e lidar com mudanças climáticas, garantindo que ninguém seja esquecido.

Textos Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.