Início » Blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação

Blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação

por Priscila Sena
11,K visualizações

Blogs recomendados em enquetes da FEBAB

Entre os dias 19 e 28 de abril de 2021 ocorreram nos stories do Instagram e Twitter da FEBAB uma série de enquetes para a recomendação de pessoas, instituições e iniciativas da Biblioteconomia e Ciência da Informação nas mídias sociais, com compartilhamentos de conteúdos relevantes para as áreas e sociedade em geral.

Os resultados dessas enquetes foram divulgados ao longo de 5 semanas, a iniciar com o   Instagram, seguido do Twitter, Podcasts, Facebook e YouTube. Uma infinidade de contas que vocês poderão acompanhar de acordo com suas mídias favoritas.

Foi incrível termos contato com tanta presença digital de colegas da Biblioteconomia e Ciência da Informação em diferentes mídias sociais.

Para finalizar nesta sexta semana trazemos o último resultado da série de enquetes, uma mídia social “raiz”, os chamados blogs que iniciaram antes do falecido Orkut, lembram?

Nas enquetes recebemos 15 indicações nos stories do Instagram, e 49 no Twitter, totalizando em 64 recomendações. Sendo que, uma indicação não se caracterizava propriamente como blog.

Identificaram-se 47 blogs, pois alguns receberam mais de uma recomendação.
A imagem, o som, o tempoEnrique Muriel
Aldo BarretoEstante de Bibliotecária
AWBBFabrício Assumpção
Biblio Fora da CaixaFernando de Assis Rodrigues
Biblio MKTGuia de sobrevivência do Bibliotecário
BibliooIdeas for Libraries
Biblioteca da ECAInFoco na Biblio
Biblioteca da FEAAC/UFCINFOhome
Biblioteca de Ciências Humanas da UFC(in) formação científica
Bibliotecária em construçãoInformapédia
Bibliotecários arretadosInformação, Tecnologia & Cultura Digital
Bibliotecários Sem FronteirasInfotecarios
Bibliotecas do BrasilJornada Acadêmica
Biblioteconomia NerdMakson Reis
Biblioteconomia.orgMonitoria Científica FaBCI-FESPSP
BibliothinkingMPGED
Caçadores de BibliotecasMundo Bibliotecário
CAZMA – Centro Acadêmico Zila MamedNa era da informação
Ciência da Informação ExpressPedro Andretta
CimplificaSanta Bibliotconomia
De olho na CISistema de Bibliotecas da UCS
Ecce LiberThiagoteca
Eduardo Graziosi SilvaUma bibliotecária
ElisaDel

Blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação persistem e se renovam

É notório que os blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação persistem e se renovam por meio de pessoas, instituições e iniciativas dessas áreas que registram e divulgam conhecimentos oriundos de suas práticas e pesquisas científicas.

Incrível checar nos blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação conteúdos de qualidade compartilhados por estudantes, bibliotecárias/os, pesquisadoras/es, docentes e instituições. E mais, verificar que os coletivos marcam presença também, mostrando que em união grandes contribuições acontecem e mais rápido.

Com carinho fazemos uma menção in memoriam ao blog do professor Aldo de Albuquerque Barreto, que confirma o quanto os blogs têm essa vantagem de um registro que vai além da existência de mídias sociais mais populares.

Dentre os blogs listados há obviamente alguns com menos frequência de postagens, ou que estão parados, porém, os conteúdos neles registrados os tornam pertinentes na maioria dos casos.

Em contrapartida vocês encontrarão blogs com postagens frequentes e super atualizadas. Então deixamos ao critério de vocês elegerem os blogs que correspondam às suas necessidades informacionais.

Ah…é valido destacar que vocês encontrarão desde informações mais técnicas e científicas a informações para uma leitura mais descontraída e de lazer.

Lindo demais ver a diversidade de conhecimentos nos blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação!

Ressalva-se que, devido os blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação listados serem somente os que constaram como respostas às enquetes, pode ser que vocês não encontrem algum blog que deveria estar aqui. Caso isso ocorra, vocês podem recomendá-lo nos comentários desta postagem, tornando-a sempre atualizada e pertinente para nossa comunidade.

Agradecemos imensamente a todas as pessoas que participaram das enquetes e cooperam com as ações da FEBAB, e reforçamos que continuem somando conosco.

Lembrem-se de seguir a Federação nas mídias sociais e de navegarem no catálogo de cursos da Escola FEBAB pensados especialmente para vocês.

E se tiverem alguma sugestão de melhoria, por favor, envie-nos, pois a FEBAB somos nós, eu, vocês e toda a classe bibliotecária, em prol do nosso fortalecimento e de nossas bibliotecas por um mundo melhor.

4 comentários

Letícia Strehl 8 de junho, 2021 - 18:23

Olá Priscila, Excenlente matéria! Sou fã de blogs por considerá-los uma ferramenta de rede social que garante maior preservação digital. Tomo a liberdade de recomendar dois projetos dos quais faço parte:
– Blog da BC – desde 2005, este é blog da Biblioteca Central da UFRGS
– Bibliotecas e devaneios – meu site/blog pessoal!
Abraços e parabéns pelo sempre lindo trabalho!
Letícia Strehl

Resposta
Priscila Sena 9 de junho, 2021 - 14:48

Olá, Letícia que maravilha!

Agradeço o seu feedback e também as super recomendações dos blogs. Aproveito para deixar os links para que as pessoas acessem.

– Blog da BC – https://www.ufrgs.br/bibliotecacentral/blog-da-bc/
– Bibliotecas e devaneios – https://bibliotecasedevaneios.com.br/

Grande abraço 🤗

Resposta
Ana Luiza Chaves 4 de junho, 2021 - 01:33

Acrescente Leitura e contexto a essa lista.
https://leituraecontexto.blogspot.com/

Resposta
Priscila Sena 4 de junho, 2021 - 02:10

Olá!

Que maravilha, mais um.

Agradeço por somar conosco 🤗

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.