Início » Bibliotecas por um mundo melhor: ontem, hoje e sempre – você conhece a carta de advocacy do GT BP?

Bibliotecas por um mundo melhor: ontem, hoje e sempre – você conhece a carta de advocacy do GT BP?

por Adriana Cybele Ferrari
2,9K visualizações
Bibliotecas por um mundo melhor: ontem, hoje e sempre – você conhece a carta de advocacy do GT BP?

Inspirada numa carta produzida pela Associação de Bibliotecários de Portugal (BAD) o Grupo de trabalho em Bibliotecas Públicas da FEBAB desenvolveu um documento à semelhança para chamar as equipes de bibliotecas para reafirmar nosso compromisso como parceiros da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assim, no dia 21 de julho p.p. promovemos a live “Todo dia é dia de Advocacy” onde publicamos a Carta de Advocacy “Bibliotecas por um mundo melhor: ontem hoje e sempre”. Além de apresentar seu conteúdo mostramos um pequeno “Guia de Ação” para poder reverberar o documento entre profissionais e com as comunidades que as bibliotecas estão inseridas.

Estamos ainda em período de pandemia e diante de muitas incertezas para as bibliotecas, sobretudo as públicas, uma vez que os esforços dos municípios estão voltados para a área de Saúde. Já sabemos que algumas bibliotecas que foram fechadas em virtude da pandemia não irão retornar suas atividades. Não por questões sanitárias, mas por decisões políticas. Há também edifícios sendo solicitados pelas administrações municipais pois são bem localizados, assim deveriam dar espaço às unidades de saúde. Não é isso que a sociedade precisa neste momento? Mais acesso a leitos nos hospitais? Acreditamos que a sociedade deva ter o melhor atendimento na área de Saúde (sem mencionar outras), mas também defendemos que Cultura é tão importante quanto. Muitas pessoas tiveram a Cultura como aliada para “aguentar” esse longo processo de isolamento… Música, teatro, literatura e as artes em geral foram transpostas para o mundo virtual como forma de dar alívio, acolher e mostrar nossa humanidade por assim dizer. E por acreditarmos que as bibliotecas são “vacinas sociais”, precisamos mostrar mais do que nunca nossa contribuição neste momento  pandêmico/pós pandêmico. As comunidades estão marcadas por perdas significativas, vidas e sonhos se foram. As bibliotecas são locais de acolhimento e de escuta e podem fazer a diferença para as pessoas. Mas para isso elas precisam existir e terem os recursos para continuar promovendo seus serviços. Então convidamos você a conhecer a carta, ler com sua equipe e fazer com que tenhamos o maior número de assinaturas mostrando que estamos alinhados.

Igualmente incentivamos que você faça a carta acontecer no seu território. E depois conte para nós postando um pequeno vídeo com a #advocacyemação!

Ou ainda pode enviá-lo para nosso email gtbp.febab@gmail.com

Leia a carta e assine! https://www.acoesfebab.com/post/bibliotecas-por-um-mundo-melhor-ontem-hoje-e-sempre-reafirme-seu-compromisso

Conheça o Guia de ação disponível pelo Repositório da FEBAB: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6211

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.