Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #01

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #01

por FEBAB
Publicado: Última atualização 295 visualizações
Atualize sua presença na Wikipédia

Atualize sua presença na Wikipédia

Nossa primeira rodada de dicas sobre como ter uma biblioteca digital eficiente se concentrará em como utilizar as tecnologias digitais para chamar a atenção para o seu trabalho e os serviços da biblioteca.

Em um momento de forte competição pelo tempo e pela atenção das pessoas, em que os indivíduos esperam encontrar informações de maneira fácil, é muito importante usar as ferramentas disponíveis para evitar se perder em meio à multidão.

Uma boa prática é garantir a presença das bibliotecas nos sites que os usuários e as usuárias utilizam. A Wikipédia é um ótimo exemplo, tendo em vista que se trata do quinto site mais visitado do mundo. Além disso, outros mecanismos de busca geralmente se baseiam em entradas da Wikipédia para fornecer respostas.

Sua biblioteca já pode até ter uma página na Wikipédia. Nesse caso, é bom se certificar de que as informações estejam atualizadas. Por exemplo, sua biblioteca possui coleções de interesse particular ou o prédio apresenta uma característica marcante?

Talvez seja preciso criar uma página – há instruções úteis disponíveis sobre como criar a sua. Para isso, será necessário seguir as regras para editores da Wikipédia e, claro, encontrar o máximo possível de fontes externas para o que se deseja dizer.

Para se inspirar, busque exemplos específicos, como a Biblioteca Central de Manchester, na Inglaterra, a Biblioteca Estatal de Berlim, na Alemanha, a Biblioteca Central da Província de Buenos Aires, na Argentina, ou a lista de bibliotecas da Índia.

Também é possível participar de atividades como a #1Lib1Ref (Biblioteca da Wikipédia), usando seus conhecimentos para melhorar a qualidade de outros artigos, beneficiando assim todos os usuários da enciclopédia. Há também uma grande comunidade em torno da Wikimedia (que abrange uma gama mais ampla de projetos Wiki), na qual muitos bibliotecários e bibliotecárias já são bem ativos/as.
Acesse os conteúdos e saiba mais sobre o Wiki Movimento Brasil e a Wikipédia (mesa-redonda Redes culturais: trabalhos coletivos e colaborativos – 49 min a 1h 16 min).

Bom trabalho!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.