Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #02

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #02

por FEBAB
Publicado: Última atualização 264 visualizações
#2 Marque sua presença nas ferramentas de mapas

Marque sua presença nas ferramentas de mapas

Conforme dissemos no informativo passado, nossa primeira série de ideias sobre como ter uma biblioteca digital eficiente se concentra em chamar a atenção para seu trabalho e seus serviços.

Obviamente, com uma profissão centrada em encontrar os recursos certos para seus usuários e suas usuárias, os/as profissionais da área bibliotecária e da informação entendem a importância da visibilidade.

Isso também se aplica às nossas próprias instituições! Entre as maneiras de ser encontrada, é claro, sua organização deve estar presente nos mapas.

Felizmente não é mais preciso contar com cartógrafos oficiais para as bibliotecas serem encontradas. Mapas online como OpenStreetMap e Google Maps oferecem possibilidades de inclusão da sua biblioteca (caso ela ainda não esteja lá).

Ao incluí-la em pelo menos algumas plataformas de mapeamento, é possível adicionar informações gerais, horários de funcionamento, serviços e links.

Isso significa que as pessoas que usam esses mapas poderão encontrá-la mais facilmente ao buscarem por bibliotecas, além de obter informações relevantes e, de fato, ser encaminhadas ao site da instituição em que você atua.

No caso de novos usuários e novas usuárias, eles e elas podem até descobrir qual rota seguir para chegar até a biblioteca.

Pesquise os serviços de mapas mais usados no Brasil. Par as duas plataformas citadas aqui (OpenStreetMap e Google Maps), obtenha mais informações sobre como incluir sua biblioteca.

Boa sorte!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.