Início » Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram

Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram

por Priscila Sena
Publicado: Última atualização 4,6K visualizações

Perfis mais recomendados em enquetes da FEBAB

Em 19 de abril de 2021, iniciou-se nos stories do Instagram e Twitter da FEBAB uma série de enquetes para a recomendação de pessoas, instituições e iniciativas da Biblioteconomia e Ciência da Informação nas mídias sociais, com compartilhamentos de conteúdos relevantes para as áreas e sociedade em geral.

O objetivo com as enquetes consiste em divulgar o trabalho valoroso que a comunidade da Biblioteconomia e Ciência da Informação vem realizando nas mídias sociais. Uma vez que, como FEBAB entendemos que este trabalho de divulgação do fazer teórico e prático fortalece a formação continuada e inovação nas áreas. Dessa forma, corresponde a missão da Federação, de defender e incentivar o desenvolvimento profissional, por meio da Escola FEBAB.

A primeira mídia social investigada foi o Instagram, que só no stories (ficam visíveis somente por 24 horas) recebeu 99 indicações em dois dias, e no Twitter 25 indicações. Destes, somente um perfil não pertencia a nenhuma das áreas diretamente. Ou seja, obteve-se 123 de recomendações, das quais verificaram-se 59 perfis (alguns com mais de uma recomendação recebida). Agradecemos a todas as pessoas que participaram. Vocês são demais!

Importante mencionar que, os perfis que constam na sequência são somente os que apareceram como respostas às enquetes. No entanto, para quem não encontrou algum perfil muito legal que deveria estar aqui, fique tranquila/o/e, porque você poderá citá-lo nos comentários, tornando esta postagem apenas como um ponto de partida e em constante atualização.

Associação Catarinense de Bibliotecários – ACB Baixada Literária
Biblio EducadorBiblio Estudos
Biblio Fora da CaixaBiblio Indígena
Biblio InovaBiblio Juris
Biblioteca Campus SorocabaBiblioteca da Câmara
Biblioteca da FCA-UNICAMPBiblioteca de Saúde UFBA
Biblioteca do Centro Universitário IESBBiblioteca do CFCH/UFRJ
Biblioteca FeevaleBiblioteca PUCRS
Biblioteca TaquaritubaBibliotecária em Construção
Bibliotecas Parque RJBiblioteconomia e Mkt Digital
BibliothinkingBU UDESC
Caçadores de BibliotecasCurrículo Lattes
Dica de BibliotecáriaDito Efeito Literário
eCÓDICEEncontros Bibli
Enrique MurielFEBAB
Entenda de GestãoGT CoInfo FEBAB
Gabriela Bazan PedrãoInfoco na Biblio
Hey Librarian!Informe CI
InfoCom UFRGSITI UFSCar
Instituto ClioMente Brava
José EversonMPGED
Mocinha da BiblioPriscila Sena
Mulheres Negras na BibliotecaRede de Bibliotecas Pela Paz
Prof. Ana PatríciaSanta Biblioteconomia
Revista AtoZSIBI UFG
SBI PUC CampinasSistema Bibliotecas da Unicamp
SisEBTathiane Amaral
Sustentabilidade InformacionalUma Bibliotecária
Tshirts MuralWeb ConCIB
Vida de Bibliotecário

Iniciativas independentes têm se destacado

Observa-se nos 58 perfis, que a maioria são iniciativas independentes de colegas que vêm inovando e empreendendo, principalmente na pandemia. Contudo, a indicação de perfis de bibliotecas, sistemas de bibliotecas e associações também estiveram presentes, o que reforça a importância das instituições reconhecerem e se apropriarem do Instagram para a divulgação dos seus serviços e trabalho. Em especial sobre as Associações de Bibliotecários, vocês já seguem as associações de suas regiões? Acompanham as ações desenvolvidas? Já se associaram? Para conferir a associação de sua região acesse aqui!

Nota-se também a presença de revistas científicas, que pouco a pouco têm adentrado o universo do Instagram e conquistado seguidores e leitores para seus artigos divulgados. Na mesma linha, professoras/es e pesquisadoras/es de Biblioteconomia e Ciência da Informação têm se apropriado da mídia para a divulgação científica de forma mais objetiva e simples.

Perfis voltados para o estudo para concursos, capacitação em mídias sociais e dicas específicas para bibliotecas escolares também estão com tudo. Sinal que pode ser considerado positivo, quanto a busca de conhecimento e aprimoramento do fazer diário.

Outros perfis que merecem destaque são os voltados para a promoção da equidade étnica/racial e de gênero, o que denota o caráter cada vez mais politizado das áreas. E aqueles direcionados a atuação bibliotecária em ambientes tecnológicos.

Que movimento lindo de ver não é mesmo?!

Se você tem curtido as enquetes e o trabalho da FEBAB, comenta abaixo e navegue por todo o site recheado de informações e novidades. Inclusive, aconselho vocês irem lá na Escola FEBAB e conferirem os cursos incríveis que estão sendo ofertados.

Sobre os resultados das outras enquetes, na próxima semana traremos os @ no Twitter. Aguardem, e se não fizeram suas indicações, vai lá no Twitter da FEBAB que ainda dá tempo. Inclusive no Twitter ainda é possível recomendar Podcasts, trabalhos bacanas no Facebook, canais no YouTube e Blogs.

Ah…e lembrem-se de seguir a Federação nas mídias sociais e se tiver alguma sugestão de melhoria, por favor, envie-nos, pois a FEBAB somos nós, eu, vocês e toda a classe bibliotecária, em prol do nosso fortalecimento e de nossas bibliotecas por um mundo melhor.

18 comentários

Ana Claudia Costa 27 de outubro, 2022 - 15:41

Indico o Instagram de Boy e Véi (@boyevei) personagens da Biblioteconomia que foram o xodó do Centro Acadêmico Zila Mamede (CAZMA) na UFRN na Gestão de 2021 e ganharam seu próprio canal no insta, onde divulgam dicas de site, redes sociais, periódicos, trabalhos acadêmicos, livros e pequenas historietas com humor sobre Biblioteconomia. São as criaturinhas mais antenadas da Biblioteconomia que divulgam conteúdo e informação de forma bem humorada.

Vocês encontram eles no Instagram e Wordpress:
https://www.instagram.com/boyevei/
https://boyevei.wordpress.com/

Resposta
Blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação - FEBAB - Bibliotecas por um mundo melhor! 2 de junho, 2021 - 15:36

[…] Informes Blogs da Biblioteconomia e Ciência da Informação Biblioteconomia e Ciência da Informação no YouTube MARC 21 para Dados de Autoridade em português FEBAB participa de painel internacional que delineia iniciativas… Biblioteconomia e Ciência da Informação no Facebook Podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação II BiblioFest: eventos literários, bate-papos e oficinas culturais… Biblioteconomia e Ciência da Informação no Twitter Remição da pena pela leitura: de Recomendação para… Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram […]

Resposta
Podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação - FEBAB - Bibliotecas por um mundo melhor! 11 de maio, 2021 - 10:35

[…] e Ciência da Informação no Twitter Remição da pena pela leitura: de Recomendação para… Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram A infraestrutura e a cultura de e-books em… Quer saber se é verdade? FEBAB apoia Loida […]

Resposta
Biblioteconomia e Ciência da Informação no Twitter - FEBAB - Bibliotecas por um mundo melhor! 6 de maio, 2021 - 11:16

[…] e Ciência da Informação no Twitter Remição da pena pela leitura: de Recomendação para… Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram A infraestrutura e a cultura de e-books em… Quer saber se é verdade? FEBAB apoia Loida […]

Resposta
Diego Leonardo 1 de maio, 2021 - 01:28

Parabéns a FEBAB pela importante iniciativa de fazer esse levantamento dos perfis das áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia que atuam com afinco nas mídias sociais.

Queria deixar a indicação do perfil da Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste (@biblioteca.ifamcmzl) – https://instagram.com/biblioteca.ifamcmzl?igshid=xwju27varkaz

Saudações a todos.

Resposta
Priscila Sena 1 de maio, 2021 - 18:23

Agradecemos demais seu retorno em relação a nossa iniciativa, e também por recomendar o perfil da Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas.

Contamos contigo!

Resposta
Jorge Prado 30 de abril, 2021 - 07:50

Deixando aqui as recomendações da Franciele Garcês, que escreveu no Instagram da FEBAB também:
– @gtrerad.febab – GT de Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades da FEBAB
– @selonyota – Selo editorial que “visa disseminar e visibilizar conhecimentos e pesquisas produzidas por mulheres, negros/as, indígenas e população LGBTQIA+ que possuam como interesse principal divulgar suas pesquisas, descobertas científicas e experiências profissionais para a comunidade em geral.”
– @quilombointelectual – “Produtor e disseminador de conhecimentos”.

Resposta
Priscila Sena 30 de abril, 2021 - 09:53

Jorge agradeço por registrar as recomendações incríveis da Franciéle.

Os links são estes para quem quiser ir diretamente aos perfis:

https://www.instagram.com/gtrerad.febab/
https://www.instagram.com/selonyota/
https://www.instagram.com/quilombointelectual/

Resposta
Carol Silva 29 de abril, 2021 - 20:16

Iniciativa importante ✊🏿

Trago como indicações o meu canal @carole_literaturanegrainfantil e das minhas biblioamigas @plantadeira.de.historias e @compartilhandolivroseleituras

Resposta
Priscila Sena 29 de abril, 2021 - 22:13

Maravilha Carol 🤗

Agrademos por seu retono e recomendações 😊

Carol Silva – https://www.instagram.com/carole_literaturanegrainfantil/
Mizia Vidal – https://www.instagram.com/plantadeira.de.historias/
Silvia Fortes – https://www.instagram.com/compartilhandolivroseleituras/

Resposta
Ana Paula 28 de abril, 2021 - 22:41

Curti demais a iniciativa! 👏🏼👏🏼👏🏼 Gostaria de indicar a Associação dos Bibliotecários de Goiás (@abg.goias) 🤗

Resposta
Priscila Sena 28 de abril, 2021 - 22:58

Coisa boa que você gostou Ana Paula. Agradecemos por indicar ABG também https://www.instagram.com/abg.goias/ 🤗

Resposta
JOYCE APARECIDA RODRIGUES DE CASTRO 28 de abril, 2021 - 16:39

Amei essa iniciativa! Aproveito para indicar o perfil da BIBLIOTECA FAVAG: https://www.instagram.com/bibliotecafavag/

Resposta
Priscila Sena 28 de abril, 2021 - 16:44

Que bom que gostou e já enviou outro perfil para acompanharmos.

Agradecemos 🤗

Resposta
Biblioquê?Podcast 28 de abril, 2021 - 15:54

Que iniciativa linda!

Somos uma iniciativa independente e ficamos felizes com tantos projetos incríveis em destaque.

Aproveitando o momento pra indicar o nosso perfil 🙂

https://instagram.com/biblioquepodcast?igshid=8nd5wohswm3d

Resposta
Priscila Sena 28 de abril, 2021 - 16:02

Que ótimo vocês somarem a este post com o perfil @biblioquepodcast🤗

Parabéns pelo belíssimo trabalho 👏🏽👏🏽👏🏽

Resposta
Soraia Magalhães 28 de abril, 2021 - 16:25

Feliz por ver o Caçadores de Bibliotecas nessa lista. Parabéns FEBAB e a todos que realizam seus trabalhos com paixão. Gostaria de sugerir a inclusão de alguns trabalhos que gosto muito:

KUAL https://instagram.com/kuau_experiencias?igshid=10r1247zr9a96

REVISTA TANTAS FOLHAS
https://instagram.com/revistatantasfolhas?igshid=1wjb25agheot5

BIBLIOTECA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
https://instagram.com/bibliotecaestadualmg?igshid=j4eigld9u86k

BIBLIOTECAS SEM PAREDES
https://instagram.com/bibliotecasemparedes?igshid=1uke9416c96dk

Resposta
Priscila Sena 28 de abril, 2021 - 16:31

Ual Soraia, quanta recomendação bacana.
Ficamos muito felizes com a sua participação 🤗
Parabéns pelo trabalho encantador que você tem realizado 👏🏽👏🏽👏🏽

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.