Início » Podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação

Podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação

por Priscila Sena
5,6K visualizações

Podcasts recomendados em enquetes da FEBAB

Para quem já é fã de escutar podcast ou deseja desenvolver esse hábito, mas não sabe por qual começar, com certeza as recomendações listadas aqui podem ajudar. Para além das indicações o post de hoje traz alguns detalhes adicionais para que vocês encontrem podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação que lhes proporcionem momentos informativos agradáveis.

Nessa enquete no perfil da FEBAB, recebemos 34 indicações nos stories do Instagram, e 10 no Twitter, totalizando em 44 recomendações.

Identificaram-se 17 canais, sendo que alguns receberam mais de uma recomendação.

3 canais ficaram de fora, 1 por não se relacionar diretamente às áreas, e 2 por não terem sido localizados.

Devido os canais apresentados serem referentes aos que apareceram como respostas às enquetes, pode ser que vocês não encontrem algum interessante que deveria estar aqui. Caso isso ocorra, vocês podem recomendá-lo nos comentários desta postagem, tornando-a sempre atualizada e pertinente para nossa comunidade.

PodcastsResponsáveis1ºepisódio Outras informações
Além das EstantesAE Produtora02/2020Instagram
Twitter
Biblio do CalmonEverton da Silva Camillo04/2021Instagram
Facebook
Biblioquê?Graduandos da Universidade Federal do Amazonas01/2020Instagram
Twitter
Biblioteco PodcastLiga Bibliotecária02/2020Instagram
CImplificaAlexandra Cecília Oliveira Feitosa e Elton Carlos Nascimento03/2019Blog/site
Competência em Informação InstrumentalThiago Giordano de Souza Siqueira09/2020Blog/site
Cozinha com Tempero de CiênciaPatrícia Pedri01/2021Instagram
Twitter
Deixa que eu te contoAdília Araújo, Alice Idália e Lúcia Fidalgo06/2020Instagram
E. Liber CastGrupo de pesquisa do Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)01/2021Blog/site
ECCOA – arquivologia fora da caixaEstudantes e curso de Arquivologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Programa ECCOA)10/2020Instagram
Facebook
Fala aí, Julieta!SISBI-UEFS06/2020Blog/site
Farol: conexões da informaçãoCentro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia – CABAM e dos professores Fabiano Correa, Leolíbia Linden e Vanessa Aquino, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS05/2020Instagram
Foca na InfoColetivo de bibliotecários e interessados na área de biblioteconomia criado em 2018 por ex-alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FaBCI/FESPSP.03/2020Blog/site
IbictcastIbict12/2020Blog/site
Infotecarios PodcastInfoTecarios 07/2019Blog/site
PlurissaberesSistema de Bibliotecas da UFC08/2019Instagram
Youtube
The Skillset PodcastThe University of South Carolina and Publishers Weekly (professors R. David Lankes and Nicole A. Cooke)10/2020Sobre

Podcast mais antigo entre os indicados é do início de 2019

É comum pensarmos que podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação surgiram somente por conta da pandemia, mas por essa listagem encontramos canais que iniciaram ainda em 2019. O que pode ser lido com uma característica vanguardista de seus/as responsáveis.

Inclusive, verifica-se que o canal mais antigo é hoje uma startup, isso mesmo, o CImplica tornou-se uma startup voltada para produção de podcasts, atendendo todo o Norte e Nordeste do Brasil.

Espetacular evidenciar o quanto a Biblioteconomia e Ciência da Informação se reinventam e inovam constantemente.

A diversidade de informações divulgadas de forma mais próxima da sociedade faz dos podcasts uma estratégia positiva para pessoas, instituições e iniciativas da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tanto que nos 17 podcasts listados vocês encontrarão canais sob a responsabilidade de estudantes/centros acadêmicos, professoras/es, pesquisadoras/es, bibliotecas, sistemas de bibliotecas, instituto de pesquisa, coletivos e grupo de pesquisa. Ainda, poderão treinar o ouvido para o inglês (The Skillset Podcast) e espanhol (Infotecarios). Demais né?!

Quem sabe vocês não se empolgam e embarcam nessa movimentação linda dos podcasts.

A todas as pessoas que têm participado das enquetes e ações da FEBAB, agradecemos e reforçamos que continuem somando conosco.

Sobre os resultados das enquetes anteriores, vocês podem encontrar as recomendações de perfis no Instagram aqui, e de @ no Twitter aqui. E mais…podem navegar no catálogo de cursos da Escola FEBAB pensados especialmente para vocês.

Na próxima semana traremos as recomendações de trabalhos bacanas no Facebook. Aguardem, e se não fizeram suas indicações, vai lá no Twitter da FEBAB que ainda dá tempo de recomendar canais no YouTube e Blogs.

Como de costume, se ainda não seguem a Federação nas mídias sociais, aconselho fortemente a seguir. E se tiverem alguma sugestão de melhoria, por favor, envie-nos, pois a FEBAB somos nós, eu, vocês e toda a classe bibliotecária, em prol do nosso fortalecimento e de nossas bibliotecas por um mundo melhor.

6 comentários

Lucia Maria Da Cruz Fidalgo 21 de julho, 2021 - 19:04

Oi Priscila
Adoramos ver o Deixaqueeuteconto aqui…
Gostaríamos de ter alguém da FEBAB falando em um episódio nosso.
Fica aqui o convite e espero o contato.
luciacruzfidalgo@hotmail.com
Abs
Lúcia fidalgo

Resposta
Alzira Karla 1 de junho, 2021 - 13:55

Acrescento a lista o DescompliCast, podcast do projeto de extensão Descomplica TCC do Dept. de Ci. da Informação da UFPB, que orienta sobre metodologia científica, escrita científica, normalização e demais temas relacionados a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Resposta
Priscila Sena 1 de junho, 2021 - 14:32

Olá, que ótima recomendação professora Alzira!

Agradeço por somar conosco 🤗

O “DescompliCast” está disponível aqui para quem quiser acompanhar os episódios https://open.spotify.com/show/1RkX0adlFUYzU3fkLQrumZ?si=3gYJ7Y37ThOwr9LuNWHSog&nd=1.

Resposta
Biblioteconomia e Ciência da Informação no Facebook - FEBAB - Bibliotecas por um mundo melhor! 18 de maio, 2021 - 08:33

[…] Biblioteconomia e Ciência da Informação no Facebook Podcasts da Biblioteconomia e Ciência da Informação II BiblioFest: eventos literários, bate-papos e oficinas culturais… Biblioteconomia e […]

Resposta
Natalia 11 de maio, 2021 - 12:37

Tem também o podcast Costurando Leituras da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo!

Resposta
Priscila Sena 11 de maio, 2021 - 13:11

Olá, Natalia.

Que maravilha de recomendação essa do podcast Costurando Leituras, disponível em https://open.spotify.com/show/4BVLp3QzB2JsC6dFSdZNE3.

Agradecemos por somar conosco 🤗

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.