Início » MARC 21 para Dados de Autoridade em português

MARC 21 para Dados de Autoridade em português

por Marcelo Votto
333 visualizações

A FEBAB, através do seu Grupo de Trabalho em Catalogação (GT-CAT), divulgou hoje a tradução da versão completa do Formato MARC 21 para Dados de Autoridade. 

Link para acesso: http://marc.febab.org/

A apresentação da plataforma com o conteúdo deu-se através de uma webinar do próprio GT-CAT, no canal da FEBAB no Youtube e contou com a palestra de abertura do Prof. Dr. Fernando Modesto (USP), sob o título “O Controle de Autoridade no amparo da informação”.

O trabalho de tradução realizado pelo GT-CAT ocorreu ao longo dos meses de agosto de 2020 a maio de 2021. Ao todo, foram traduzidas 169 etiquetas/TAGs, 05 páginas explicativas ou de alinhamento e 6 Apêndices do documento originalmente denominado MARC 21 Format for Authority Data.

Trata-se de um trabalho pioneiro para a Biblioteconomia brasileira, pois é a primeira e, até então, a única tradução completa para o português de um dos formatos MARC 21. A ação realizada pelo GT-CAT objetiva potencializar, ainda mais, o trabalho desenvolvido pelos catalogadores brasileiros em relação às atividades de controle de autoridades.

A Library of Congress também já sinalizou o trabalho desenvolvido, indicando na plataforma original do MARC 21 a tradução realizada pelo GT-CAT (Imagem abaixo).

Link: https://www.loc.gov/marc/translations.html#portuguese

Qualquer dúvida ou comentário sobre a tradução, o contato do GT-CAT é catalogacao@febab.org. Além da lista da Lista de discussão, a qual para solicitar inclusão, acesse: https://bit.ly/gtcat-lista

E para maiores informações sobre o Grupo de Trabalho em catalogação da FEBAB, acesse: https://www.acoesfebab.com/catalogacao

Textos Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.