Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #06

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #06

por FEBAB
393 visualizações
Cuide da sua higiene digital

Cuide da sua higiene digital

Seguindo a primeira parte de ideias centradas no uso de ferramentas digitais para promover o trabalho da biblioteca, nossa próxima etapa será mais voltada para a sua segurança on-line e também a dos usuários e das usuárias da biblioteca.

Nesta próxima leva de cinco informativos veremos como as bibliotecas podem ajudar as pessoas a se manterem seguras ao usar serviços de terceiros, além de enfatizar a responsabilidade das próprias bibliotecas na manipulação dos dados digitais de seus usuários e suas usuárias.

Nesta primeira postagem vamos analisar a importância de começar a melhorar sua higiene digital!

Da mesma forma que nos prevenimos contra doenças, principalmente durante a pandemia, tomando medidas que reduzem os riscos e promovem a higiene física, também podemos replicá-las no mundo digital. Não se trata apenas de dar um bom exemplo aos demais, mas também de nos mantermos seguros.

É empoderador saber que é possível reduzir nossos riscos on-line de maneira proativa. Embora não se deva confiar demais no mundo digital, tampouco se deve temê-lo. Ao desenvolver nossa própria confiança, estamos mais preparados para ajudar os outros também.

Há várias pequenas ações que podem ser tomadas. Por exemplo, usar senhas mais seguras (e armazená-las em algum lugar confiável e fácil de acessar), usar autenticação de dois fatores, desativar configurações que coletam dados sobre você, suas preferências e suas atividades, ou ainda escolher produtos e serviços que respeitem mais sua privacidade.

Felizmente, há muitas ferramentas disponíveis, por exemplo:

  • O Data Detox Kit, produzido pela Tactical Tech em parceria com o Mozilla, foi adaptado por bibliotecas como a Friesland Libraries, na Holanda.
  • O projeto Library Freedom também pode ser um bom começo.

Falaremos mais sobre essas ferramentas em informativos futuros, pois elas podem ser eficientes para ensinar sobre privacidade.

Boa sorte!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

1 comentário

Ana Rosa Debastiani Ribeiro 16 de novembro, 2023 - 09:23

Bom dia! Gostaria que enviassem os informativos “Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital”, para uma colega da biblioteca que trabalho com as redes sociais.

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.