Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #07

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #07

por FEBAB
Publicado: Última atualização 355 visualizações
Ajude usuários e usuárias da biblioteca a se protegerem online

Ajude usuários e usuárias da biblioteca a se protegerem online

Este é o segundo informativo com foco na segurança digital, com o objetivo de ensinar você a se proteger; o desafio de hoje será como ajudar usuários e usuárias da biblioteca a se protegerem.

Indiscutivelmente a capacidade de gerenciar riscos na internet é um componente-chave da educação digital. Ser um usuário de internet habilidoso e experiente não implica apenas ser capaz de encontrar informações ou aplicar ferramentas de maneira eficaz. Também envolve a capacidade de detectar riscos para prevenir perdas de privacidade ou crimes cibernéticos.

Sendo assim, a promoção da higiene digital entre as pessoas que frequentam as bibliotecas é, sem dúvida, parte essencial do trabalho das equipes para desenvolver habilidades digitais entre todos os membros da comunidade.

Como fazer isso?

A primeira fase desses exercícios visa garantir que você entenda o que é necessário para se proteger, conforme estabelecido no informativo anterior (#6 – Cuide da sua higiene pessoal). Para isso, é possível encontrar ferramentas que podem ser compartilhadas com os usuários, como o Data Detox Kit, ou os materiais preparados pelo projeto Library Freedom.

Além deles, há ferramentas produzidas por agentes do espaço digital, incluindo governos e organizações da sociedade civil. Para se inspirar, veja o tipo de atividades organizadas como parte dos eventos do Dia da Internet Segura, que é realizado anualmente em diferentes partes do mundo. Confira em particular as histórias que a IFLA publicou sobre as bibliotecas da Letônia e da Lituânia.

Certifique-se de não assustar seus usuários e suas usuárias na tentativa de promover a segurança na internet e busque capacitá-los/las, dando-lhes a confiança necessária para acessá-la.

Boa sorte!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.