Início » Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #08

Práticas de 10 minutos da Biblioteca Digital #08

por FEBAB
Publicado: Última atualização 372 visualizações
Verifique sua segurança cibernética

Verifique sua segurança cibernética

A pandemia gerou uma crescente dependência da internet e de outras ferramentas digitais na gestão da nossa vida, mas também levou a uma crescente conscientização sobre os riscos que as acompanham.

Como parte da missão das bibliotecas de promover a segurança digital e a privacidade, é bom saber quais são os riscos envolvidos e agir, seja por conta própria ou por meio de terceiros, quando houver riscos que podem ser facilmente evitados.
Portanto, para este exercício, verifique sua segurança cibernética!

Há várias medidas úteis e simples a seguir. Uma delas é se certificar de que seus computadores tenham recebido as atualizações e patches relevantes, pois isso pode ajudar a garantir proteção contra as ameaças mais recentes.

Outra medida é fazer cópias de segurança (backup) das principais informações, o que pode ajudar a evitar que um ataque de ransomware impeça o acesso a dados importantes.

Outra ideia é impor uma política de senha forte, a fim de garantir que seus dispositivos e os de seus colegas não se tornem portas de entrada.

Caso disponha de mais tempo, você poderá realizar uma revisão mais detalhada dos ativos que possui e dos riscos que poderá enfrentar. Pode, por exemplo, considerar se deve criptografar seu site (usando https em vez de http), caso ainda não o tenha feito.

Pode também verificar quais fornecedores terceirizados, seja os de bancos de dados ou outros serviços, têm acesso às informações dos seus usuários. Eles têm políticas adequadas para promover a segurança cibernética?

Um passo adiante, conforme destacado em nossos dois últimos informativos, seria tornar-se mais proativo e integrar a segurança cibernética em seu trabalho mais amplo para promover a educação digital.

Boa sorte!

*Traduzido e adaptado das postagens The 10-Minute Digital Librarian, do blog Library Policy and Advocacy da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.